A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a WorldPort Desenvolvimento Portuário realizam dia 14 de setembro, às 19 horas, a audiência pública para apresentação do projeto do Porto Brasil Sul, novo empreendimento portuário previsto para ser instalado em São Francisco do Sul.
Na reunião, serão apresentados os resultados dos Estudos Ambientais que constam no Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA), além de ser um espaço para sugestões e esclarecimento de dúvidas sobre o empreendimento. A audiência pública faz parte do processo de licenciamento ambiental, conforme regulamentação em âmbito federal pela Resolução CONAMA n. 09/87 e estadual pelo Decreto n. 2.955/10.
Além dos representantes da Fatma e do empreendedor (WorlPort), estarão presentes na reunião: a consultoria ambiental TetraTech, que realizou os estudos ambientais, a LPC Latina, responsável pelo projeto do porto, e a KPMG, que fez os estudos de viabilidade econômico-financeira.
CARACTERÍSTICAS DO PORTO BRASIL SUL
O Porto Brasil Sul (PBS) será o maior porto da região Sul e o quinto maior multicargas do País, dispondo de sete terminais e oito berços de atracação, com movimentação projetada de 20 milhões de toneladas/ano.
O projeto foi desenvolvido como um Hub Port – porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do Mercosul, com capacidade para receber, em médio prazo e após as obras de adequação do canal de acesso, os navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com capacidade para até 18 mil TEUs e 220 mil toneladas.
A estimativa é que a primeira etapa seja entregue em meados de 2021. Durante o período de obras, que levará entre cinco e seis anos, serão gerados 2,4 mil empregos diretos.
BENEFÍCIOS
Geração de Empregos – durante o período de obras, que levará entre cinco e seis anos, serão gerados 2,4 mil empregos diretos. A KPMG estima ainda que serão gerados 36 mil empregos diretos e indiretos em 2030, quando o porto já estará em plena operação.
Cuidados com o Meio Ambiente – O Porto Brasil Sul será o primeiro green port (modelo ambiental portuário, também chamado de Porto Verde, que segue diretrizes específicas de gestão ambiental) da América Latina, já nascendo com o compromisso da preservação e a valorização dos ecossistemas do entorno.
Geração de Renda – Além da geração de empregos, que consequentemente irá movimentar a economia local, os efeitos diretos, indiretos e induzidos dos investimentos para instalação do empreendimento resultarão em aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 9,6 bilhões a ser realizado ao longo das três fases de implantação – entre 2016 e 2030.
SERVIÇO:
O quê: Audiência Pública para apresentação do Porto Brasil Sul
Quando: 14 de setembro, às 19 horas.
Onde: Clube Náutico Cruzeiro do Sul (Praça da Bandeira,58 – Centro – São Francisco do Sul.
Saiba mais: www.portobrasilsul.com.br
Escreva um comentário